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Nos processos de pesquisas institucionais, são dispensadas as discussões horizontais para estimular a negociação constante, tendo em vista que as decisões já são predeterminadas pela direção superior.
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O estudo de caso é adequado à tarefa de investigar a realidade, pois leva à verificação de informações e sistematização dos dados coletados com o objetivo de construir modelos para serem reproduzidos.
Empreender uma pesquisa implica uma série de procedimentos por parte do pesquisador, a fim de orientar seu planejamento e execução. Um destes procedimentos é a escolha do referencial teórico que irá nortear a investigação.
No Serviço Social, o profissional que desejar realizar uma pesquisa a partir dos referenciais postos no Projeto Ético-Político deverá procurar sua fundamentação teórica:
Na História do Serviço Social a atitude investigativa está presente desde muito cedo. Entretanto, um maior impulso no que diz respeito à sistematicidade da pesquisa e à produção de conhecimento adveio somente a partir dos anos 80/90, com a expansão da pós-graduação na profissão, provocando a maturidade profissional do Serviço Social (Netto, 1996). O processo de produção de conhecimentos, no Serviço Social, possui um grande potencial de:
A avaliação de programas e políticas sociais necessita da utilização de métodos que possam atender à complexidade de seus objetivos. Nesta linha é certo afirmar:

I. Há necessidade de utilização de abordagens que considerem as variáveis situacionais complexas existentes em um contexto social e sua interferência na implementação, execução e nos resultados.
II. É mais fundamental, neste modo de avaliação, conhecer os resultados líquidos da ação, ou seja, os resultados estritamente imputáveis à intervenção programada.
III. Na pesquisa qualitativa o pesquisador estabelece um processo interativo com os atores envolvidos, incluindo a população usuária das políticas sociais.

Está correto o que se afirma em