Questões de Concurso
Filtrar
135 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
A capacidade de organizar e estruturar a experiência vivida vem da própria atividade das estruturas mentais que funcionam seriando, ordenando, classificando, estabelecendo relações. Há um isomorfismo entre a forma pela qual a criança organiza a sua experiência e a lógica de classes e relações. Os diferentes níveis de expressão dessa lógica são o resultado do funcionamento das estruturas mentais em diferentes momentos de sua construção. Tal funcionamento, explicitado na atividade das estruturas dinâmicas, produz, no nível estrutural, o que Piaget denomina os “estádios” de desenvolvimento cognitivo. Os estádios expressam as etapas pelas quais se dá a construção do mundo pela criança.
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS:
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
Para Piaget os comportamentos estudados da inteligência são suscetíveis de se converter em jogo, porque se repetem pelo simples prazer da função, a qual o estudioso denominou assimilação. Com o objetivo de entender o desenvolvimento da linguagem na criança é que ele acabou estudando detalhadamente o jogo infantil. Piaget, descreveu detalhadamente, o que considerou de jogo de exercício e dividiu em fases, são elas:
I. A primeira, denominada de preparação reflexa, que é quando certos processos mentais se transformarão em imitação. Na medida em que o reflexo se repete, ocorre a assimilação funcional, que tornará possível os condicionamentos.
II. A segunda fase é caracterizada quando os reflexos assimilam certas funções exteriores, ampliando-se em função da experiência, por exemplo quando a criança se acomoda a um novo som, desde que ele se identifique com os sons anteriores.
III. A terceira fase consiste na imitação sistemática de sons, já pertinentes à formação da criança e de movimentos executados anteriormente de maneira visível. Nesta fase o contágio vocal e a imitação esporádica dão lugar a uma imitação sistemática e intencional, de cada um dos sons conhecidos pela criança.
IV. Na quarta fase há a imitação de movimentos executados pelo sujeito, mas de maneira invisível para ele. Isso faz com que se torne capaz de assimilar os gestos de outrem aos de seu próprio corpo.
V. A quinta fase se caracteriza pela imitação sistemática de novos modelos, incluindo os que correspondem a movimentos invisíveis para o corpo.
VI. Na sexta e última fase é da imitação diferida, quando a criança se torna capaz de imitar interiormente uma série de modelos. A imitação atinge os primórdios do processo de representação, até mesmo porque esta acaba ocorrendo em função dos movimentos que lhe interessam.
Estão CORRETAS:
I. A primeira, denominada de preparação reflexa, que é quando certos processos mentais se transformarão em imitação. Na medida em que o reflexo se repete, ocorre a assimilação funcional, que tornará possível os condicionamentos.
II. A segunda fase é caracterizada quando os reflexos assimilam certas funções exteriores, ampliando-se em função da experiência, por exemplo quando a criança se acomoda a um novo som, desde que ele se identifique com os sons anteriores.
III. A terceira fase consiste na imitação sistemática de sons, já pertinentes à formação da criança e de movimentos executados anteriormente de maneira visível. Nesta fase o contágio vocal e a imitação esporádica dão lugar a uma imitação sistemática e intencional, de cada um dos sons conhecidos pela criança.
IV. Na quarta fase há a imitação de movimentos executados pelo sujeito, mas de maneira invisível para ele. Isso faz com que se torne capaz de assimilar os gestos de outrem aos de seu próprio corpo.
V. A quinta fase se caracteriza pela imitação sistemática de novos modelos, incluindo os que correspondem a movimentos invisíveis para o corpo.
VI. Na sexta e última fase é da imitação diferida, quando a criança se torna capaz de imitar interiormente uma série de modelos. A imitação atinge os primórdios do processo de representação, até mesmo porque esta acaba ocorrendo em função dos movimentos que lhe interessam.
Estão CORRETAS:
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas. É inegável a contribuição de PIAGET (1976) e seus estudos para a área educacional. Ele buscava uma teoria que explicasse o desenvolvimento geral da criança e por isso preocupou-se em saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que, a inteligência é:
I. Um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio.
II. Um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova implicando na construção contínua de novas estruturas.
III. Algo inato e estável do sujeito que acontece num dado momento do desenvolvimento mental.
IV. A continuidade dos hábitos e reflexos inatos com as experiências adquiridas com o meio, mediante a ação do sujeito.
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
I. Um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio.
II. Um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova implicando na construção contínua de novas estruturas.
III. Algo inato e estável do sujeito que acontece num dado momento do desenvolvimento mental.
IV. A continuidade dos hábitos e reflexos inatos com as experiências adquiridas com o meio, mediante a ação do sujeito.
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
No diagnóstico psicopedagógico os recursos utilizados pelo psicopedagogo devem contemplar:
I. As provas Piagetianas. II. O uso do HDC. III. Com prioridade o WISC. IV. O Teste de Prontidão de Horizontes. V. Becasse R-I (F e M).
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
I. As provas Piagetianas. II. O uso do HDC. III. Com prioridade o WISC. IV. O Teste de Prontidão de Horizontes. V. Becasse R-I (F e M).
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as afirmativas.
I. O conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio.
II. O conhecimento é produzido ao longo de um percurso histórico, sendo datados e construídos para atender às demandas humanas em determinado contexto e tempo.
III. O conhecimento não ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas informações transformando-as em conhecimentos.
IV. O conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
I. O conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio.
II. O conhecimento é produzido ao longo de um percurso histórico, sendo datados e construídos para atender às demandas humanas em determinado contexto e tempo.
III. O conhecimento não ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas informações transformando-as em conhecimentos.
IV. O conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.
Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.