Filtrar


Questões por página:
“As relações, os direitos, as oportunidades é que têm que ser iguais, não os gestos, os comportamentos, os pensamentos, as opiniões.”
Esta afirmação é de:
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo das crianças desde o nascimento delas e estabeleceu alguns períodos para caracterizar cada uma das fases. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome do nível de desenvolvimento cognitivo das crianças que estão na faixa etária entre 0 e 2 anos.
A teoria de Piaget defende que as estruturas da inteligência são progressivamente transformadas, respeitando-se certa sequência necessária para a incorporação do conhecimento. Com isso, é fundamental que os professores de educação física respeitem a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, propondo atividades educativas compatíveis com tal fase e úteis à evolução infantil.

(Oliveira e Caminha,2014.)

Sobre as implicações pedagógicas alicerçadas nas relações entre a epistemologia genética e a educação física, assinale a afirmativa INCORRETA.
Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)


Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget:
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança; inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade. Segundo Piaget, “a fase que a criança interage com objetos de forma muito intensa, necessitando pegar e compreender intuitivamente seu formato, efeitos que produz e relações com outros objetos, em que o ato de brincar da criança nesta faixa etária é puramente pelo prazer do movimento da interação com o brinquedo”, se refere ao estágio: