Filtrar


Questões por página:
Qual dos autores abaixo defende a premissa de que a zona de desenvolvimento iminente é a distância entre o nível do desenvolvimento atual da criança, que é definido com ajuda de questões que a criança resolve sozinha, e o nível do desenvolvimento possível da criança, que é definido com a ajuda de problemas que a criança resolve sob a orientação dos adultos e em colaboração com companheiros mais inteligentes?
Sabemos que de acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento da aprendizagem da criança progride através de uma sequência universal de estágios de desenvolvimento, sendo cada estágio marcado por uma forma característica de organizar pensamentos e atividades. Entre os dois e sete anos de idade, Piaget denomina como sendo o estágio da inteligência intuitiva, do surgimento da linguagem e da função simbólica. Qual o nome desse estágio de desenvolvimento?
Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir. 1. Esquema. 2. Assimilação. 3. Acomodação. 4. Equilibração. ( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. ( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele. ( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos. ( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido. A sequência está correta em
Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, assinale a afirmativa INCORRETA.
A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir. “_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.” “_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.” “_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.” “_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.