Filtrar


Questões por página:
De acordo com a teoria de Piaget, no processo de assimilação, a mente:
A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir:
I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas. III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
Assinale

São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).


Coluna A

I) Ivan Petrovich Pavlov

II) B. F. Skinner

III) Jean Piaget

IV) Albert Bandura

V) Vygotsky


Coluna B

( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.

( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.

( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.

( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.

( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.

Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O principal meio de aprendizagem da Educação Infantil é a brincadeira, a partir da primeira infância a brincadeira é vista como uma atividade social onde a criança passa pelo processo de construção de sua personalidade e entendimento da realidade na qual está inserida.
PORQUE
II. Por meio das brincadeiras a criança sem perceber vai adquirindo novas habilidades físicas, intelectuais, sociais e criativas, então vale ressaltar quão significativo é o lúdico os jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas nesse processo de desenvolvimento infantil.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Julgue o item subsequente.


Quando propõe os estágios para o desenvolvimento humano, Piaget aponta que a inteligência é estática, a criança já nasce com ela. Para isso, o autor exemplificou três estágios, que definiu como: o sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operatório (2 a 7 anos); operatório (7 em diante), porém este é dividido em operatório concreto (7 a 12 anos) e operatório--abstrato (12 anos em diante).