Filtrar


Questões por página:
Leia a situação hipotética abaixo.

Durante uma atividade de classificação de objetos por cor e forma, a professora percebe que uma criança de 8 anos apresenta dificuldades ao tentar agrupar objetos com características distintas, como bolas vermelhas e laranjas, apesar de conseguir identificar que ambas são redondas.

Com base na teoria Piagetiana, essa dificuldade de classificação por mais de uma característica indica que a criança está no estágio do desenvolvimento cognitivo:
O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático é essencial no ensino fundamental I. Considerando as abordagens de Piaget, é CORRETO afirmar que a criança na fase operatória concreta:

Julgue o item que se segue.


Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por quatro estágios distintos: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades e formas de pensamento, representando uma progressão qualitativa no processamento de informações e na compreensão do mundo.

Julgue o item que se segue.


Piaget reconheceu a importância da escola e do ambiente educacional no desenvolvimento cognitivo da criança. No entanto, por ter conhecimento inatos, transmitidos geneticamente, essa influência da escola torna-se restrita à transmissão de conhecimento acadêmicos que serão importantes na vida escolar dos estudantes.

Julgue o item que se segue.


De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança é influenciado por quatro determinantes básicos: maturação do sistema nervoso central, estimulação do ambiente físico, aprendizagem e a tendência do equilíbrio. Esses fatores interagem de maneira dinâmica ao longo do tempo, moldando o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.