Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.
Em relação às concepções teóricas de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre aprendizagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: interação, assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre em função da interação social e da mediação por instrumentos culturais, como a linguagem.
( ) Segundo Piaget, o processo de aprendizagem depende da adaptação ativa do indivíduo ao ambiente e ocorre através dos mecanismos de assimilação e acomodação.
( ) Tanto Piaget quanto Vygotsky eram educadores que defendiam o papel do professor como central no desenvolvimento das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as asserções a seguir sobre o desenvolvimento mental apresentado por Jean Piaget.
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fernando Becker, apoiado principalmente nas contribuições de Jean Piaget, publicou em 2012 um texto que versa sobre educação e construção do conhecimento. Nesse texto, o autor destaca algumas falas que mostram explicações de professores ao serem interrogados sobre como entendiam que seus alunos adquiriam conhecimento, ou seja, como aprendiam. Nesse contexto, a alternativa cuja explicação se alinha com uma concepção construtivista, de base interacionista, da aprendizagem, é:
“A contínua assimilação do meio e a acomodação da mente ao meio são a consequência lógica da repetição do funcionamento cognitivo”. Como se chama este conceito de Piaget?