Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação formativa pode acontecer periodicamente e serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo.

II. A avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem, mas não necessariamente deve ser realizada somente ao final de cada unidade de ensino, senão ao longo de todo o processo, através de diferentes atividades. Ela deve contemplar o aluno e o curso como um todo. Ou seja, o processo de avaliação não deve estar concentrado apenas no aluno, mas deve se estender ao sistema como um todo.

III. A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar e, por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada no ambiente escolar. Ela se faz presente apenas na identificação da perspectiva político-social, não tendo relação com a execução do projeto político-pedagógico da instituição, tendo em vista a sua construção. A avaliação é, portanto, uma ferramenta da qual o ser humano não se livra, pois ela faz parte de seu modo de agir, sendo necessário que seja usada da melhor forma possível.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

 

 

I. A avaliação em Educação Física pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática educacional, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela deve auxiliar na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos.

 

 

 

II. A Educação Física escolar deve contribuir para que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si mesmos e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

 

 

Marque a alternativa CORRETA:

João, professor de Educação Física do sétimo ano, está planejando suas aulas para o ensino da modalidade Futsal, porém está em dúvida sobre orientar seu ensino pelo método global-funcional (método do todo) ou pelo método das analítico sintético (método das partes). Tendo em vista as características destes dois métodos de ensino em Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. O método analítico-sintético tem seu desenvolvimento marcado pela repetição de movimentos, onde a técnica é trabalhada distante da tática.
II. O método global funcional tem com estratégia para o seu desenvolvimento o jogo, elemento essencial ao desenvolvimento por parte do aluno da resolução de problemas.
III. O método analítico sintético tem como ênfase em seu desenvolvimento a estratégia dos exercícios, associados a pequenos e grandes jogos.
IV. O método global-funcional possui uma forte relação com o desenvolvimento da técnica esportiva deixando em segundo plano o desenvolvimento da tática esportiva.
Estão corretas as afirmativas:
O debate sobre as diferenças atravessa toda a Educação Básica. Nesse sentido, a respeito da perspectiva do currículo cultural sobre o trato das diferenças nas aulas de Educação Física, Neira (2011) ressalta que:
A busca por uma Educação Física emancipatória é um caminho que requer compreensão, por parte do docente, das perspectivas teóricas que constroem a referida área. Assim, para Kunz (2006), emancipação é: