Filtrar


Questões por página:

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que
[...] Constitui-se na previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo do bimestre, semestre e ou ano letivo. É um plano que foi planejado como um mapa que guia o professor para que alcance os objetivos previstos no planejamento. Deixa muito claro o tempo de duração, os objetivos, o conteúdo programático, as estratégias de ensino, os recursos didáticos e os procedimentos de avaliação, identificando muito bem que instrumentos devem ser utilizados e os critérios. [...] EVANGELISTA, I. A. S. Planejamento educacional: concepções e fundamentos. Revista Perspectiva Amazônica. Santarém, Ano 1, Vol.02, ago.2011, p.65. Disponível em: <http://www.fit.br/revista/doc/2_32.pdf>. Acesso em: 18 set.2016.
A que tipo de planejamento o texto refere-se?


Com base na crítica do cartum, o sucesso de um planejamento educacional depende da

[...] A definição clara e estruturada dos objetivos instrucionais, considerando a aquisição de conhecimento e de competências adequados ao perfil profissional a ser formado, direcionará o processo de ensino para a escolha adequada de estratégias, métodos, delimitação do conteúdo específico, instrumentos de avaliação e, consequentemente, para uma aprendizagem efetiva e duradoura. Neste contexto, um dos instrumentos existentes que pode vir a facilitar esse processo nos cursos superiores é a taxonomia proposta por Benjamim Bloom, que tem, explicitamente, como objetivo, ajudar no planejamento, organização e controle dos objetivos de aprendizagem. [...] FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v.17, n.2, p.421-431,2010, p.422. Disponível em: . Acesso em: 18 set.2016. (adaptado). Quais as categorias de agrupamento dos objetivos educacionais segundo a Taxonomia de Bloom?