Filtrar


Questões por página:
Sem o professor não é possível pensar em um planejamento que realmente oriente o processo de ensino aprendizagem na sala de aula, pois o planejamento não pode se configurar como um momento estático, anterior à ação docente. Durante muito tempo estivemos inseridos em um modelo de organização escolar onde a ação de planejar não fazia parte das tarefas docentes. Planejar era tarefa de supervisores, orientadores, coordenadores pedagógicos. Cabia ao professor apenas a função de executar o planejamento, cumprindo, passo a passo o que estava ali delimitado. Nessa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA a seguir:

Pensar o planejamento educacional é essencialmente exercitar a capacidadede tomar decisões coletivamente. O planejamento não é tarefa fácil. Com algumas dificuldades que precisam ser vencidas pois existem experiências inovadora, já vivenciadas que comprovam que a decisão e a iniciativa coletiva conseguem resolver problemas concretos da prática educativa. Algumas dimensões estabelecidas resolveriam, em termos ideais, os problemas mais próximos que atingem diretamente o contexto escolar. As dimensões são caracterizadas em:

I. Dimensão pedagógica – refere-se o processo de planejamento e a autonomia pedagógica

II. Dimensão comunitária – refere-se ao relacionamento da escola e de sua interferência no coletivo educacional.

III. Dimensão administrativa – refere-se a organização do regime escolar e a comunicação com o contexto escolar.

IV. Dimensão financeira - refere-se a autonomia financeira e de como investir os recursos da escola.

Estão corretos apenas os itens:

O planejamento do trabalho pedagógico é uma tarefa complexa e possui dimensões coletivas e individuais, bem como dimensões escolares e não escolares que devem ser sempre articuladas. Embora seja complexo, o planejamento é imprescindível e deve se estruturar em torno de conjuntos de procedimentos estabelecidos de acordo com aquilo que se deseja definir e organizar. Considere os procedimentos a seguir:

I. Criando condições para planejamento.

II. Praticando o ensino assistemático.

III. Estabelecendo e compartilhando as finalidades ou metas a serem alcançadas.

IV. Definindo meios para alcançar as metas.

V. Escolhendo instrumentos de registro das atividades.

VI. Avaliando o que se planejou e o que se realizou.

Estão corretos apenas os itens:

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.

Julgue o item a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

O planejamento pedagógico é fundamentado nos objetivos a serem desenvolvidos e envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades de uma dada realidade.