Filtrar


Questões por página:

No dia 27 de abril de 2017, o CEO da United Airlines enviou um e-mail aos participantes do programa de fidelidade retratando-se sobre o ocorrido no início do mesmo mês, com a retirada forçada de um passageiro já embarcado, que teve repercussões muito negativas à imagem da Organização. Parte do conteúdo é apresentado abaixo e retrata a materialização do conceito de “alinhamento estratégico”:


...

Ao longo das últimas semanas, estivemos trabalhando com forte senso de urgência para responder a duas perguntas: como isso pôde ocorrer e de que forma podemos assegurar que nunca mais aconteça algo semelhante?

Aquele fato ocorreu porque nossas políticas corporativas foram colocadas acima dos valores que compartilhamos. Nossos procedimentos impediram que nossos funcionários fizessem o que eles sabem ser o certo.

...

Além disso, lançaremos um novo aplicativo para os nossos funcionários que lhes permitirá realizar diretamente gestos de boa vontade na forma de milhas, créditos de viagem e outras comodidades quando estivermos em falta com você.

...


A respeito do conteúdo acima e a relação com o conceito de alinhamento estratégico, avalie as afirmações a seguir:


I. Alinhamento estratégico é o processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de Tecnologia da Informação que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados.

II. O alinhamento estratégico é bidirecional, ou seja, da estratégia do negócio para a estratégia de Tecnologia da Informação e vice-versa, pois a Tecnologia da Informação pode potencializar estratégias de negócio que seriam impossíveis de ser implantadas sem o auxílio da tecnologia da informação. No caso da United Airlines, vê-se apenas a direção da estratégia de negócios para a área de Tecnologia da Informação.

III. O alinhamento estático é a derivação da estratégia de TI a partir da concepção do Plano Estratégico ou de Negócios da empresa e o alinhamento dinâmico ocorre a cada marco de revisão do Plano Estratégico ou de Negócios, conforme agendado previamente na sua institucionalização.


É CORRETO apenas o que se afirma em

O principal propósito da governança de TI é apoiar o processo decisório da organização. Em relação ao alinhamento estratégico entre TI e negócio, é correto afirmar que a governança de TI se apoia nas dimensões de
Katz e Kahn (1976) seguem o relato clássico de Dewey (1910) de descrever quatro estágios no processo de solução de problemas, relacionando-os ao modo como os indivíduos atuam em um contexto organizacional. Nesse caminho, os autores fazem uma distinção entre (1) pressões imediatas sobre quem toma decisão, (2) a análise do tipo de problema e suas dimensões básicas, (3) a procura de soluções alternativas e (4) as considerações das conseqüências das soluções alternativas.

Esses estágios no processo de se alcançar uma decisão são afetados por: (a) a natureza do problema, (b) o contexto organizacional, (c) as características básicas da personalidade de quem toma a decisão, e (d) o grau de limites cognitivos dos seres humanos. Nesse contexto, assinale a afirmativa que não se relacione com tal processo de solução de problemas.
Um assunto de crescente interesse é o controle estratégico. De acordo com Mintzberg et al. (2000), grande parte do que tem sido chamado de planejamento estratégico é, na realidade, controle estratégico. Os autores citam um livro escrito por Goold e Campbell (1987) em que o controle estratégico é tratado como um dos três estilos para criação de estratégias à disposição da direção central de uma empresa diversificada. Em um desses estilos, a direção central é envolvida em muitas das decisões estratégicas-chave dos negócios individuais (pelo interesse da corporação como um todo). O segundo estilo é definido pelo envolvimento mínimo da direção central na formação da estratégia. A responsabilidade é devolvida aos negócios da corporação. Já o terceiro é um estilo híbrido, que envolve a autonomia das unidades de negócios e também a promoção dos interesses corporativos. A responsabilidade pela estratégia fica com a divisão, mas as estratégias devem ser aprovadas pela direção central.

As denominações específicas desses estilos são, respectivamente: