Filtrar


Questões por página:
Entre os diversos estudiosos de redes de políticas, é consenso que, diante dos novos desafios impostos ao Estado, as formas tradicionais de organização estatal fundamentadas no paradigma burocrático são consideradas insuficientes e inadequadas para a gestão de suas funções. Embora considerem que a gestão de redes seja uma grande lacuna nos estudos atuais desse campo, afirmam ser possível essa forma de gestão. Na busca por um novo paradigma, consideram como elementos-chave, para a análise e a gestão das redes, os atores, os recursos, as percepções e

O planejamento na perspectiva da gestão social se caracteriza como um processo sistemático, composto por informações coordenadas e com encadeamento lógico, que orienta a execução e a retroalimentação das ações, sendo essencial na tomada de decisões. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. As dimensões do Planejamento Social são classificadas como: lógico-racional; ético-política; teórico-prática e técnico-operativa.

II. O conceito de Gestão Social pode ser reconhecido como a ação política desenvolvida no espaço público, representado na articulação entre o Estado e a sociedade.

III. O Plano define as grandes linhas políticas, as estratégias e as diretrizes; o Programa se constitui de um conjunto de planos que perseguem o mesmo objetivo; o Projeto é a unidade mais geral do sistema de planejamento.

Está(ão) CORRETA(S) apenas

A elaboração de planos, programas e projetos, assim como a sua implementação integram a prática do Assistente Social. Nesse sentido, a atuação do Assistente Social, nas mais diversas áreas o coloca em contato com planos, programas e projetos, quer seja em seu planejamento, quer seja em sua execução. Recorrendo as indicações de Carvalho (2001) analise as afirmativas abaixo que indicam informações sobre planos, programas e projetos.


I. O projeto é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.

II. O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a sistematização de documentos de ação mais específicos.

III. No projeto os problemas são selecionados estabelecendo-se áreas de concentração e para essas áreas elaboram-se programas.

IV. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos.

V. O programa estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente.


Estão corretas as afirmativas:

A avaliação de projetos, programas e políticas sociais integra a prática profissional de diversos profissionais, incluindo os Assistentes Sociais. Para analisar projetos, programas e políticas sociais há indicadores que podem ser delimitados como critérios para delimitar a eficiência, eficácia e efetividade das ações. Adotando a definição de Carvalho (2001), acerca dos parâmetros para a realização de avaliação, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A efetividade de uma ação é analisada usando como referência a quantidade delimitada previamente, ou seja a ação eficiente é aquela que atende além da meta pactuada.

( ) Uma ação é considerada eficiente quanto menor for o seu custo e maior o seu benefício.

( ) A ação é considerada eficaz quando demonstra capacidade de alterar situações concretas e produzir mudanças significativas.

( ) Uma ação é eficaz quando alcança os seus objetivos, ou quando suas metas são iguais ou superiores às propostas.

( ) A efetividade de uma intervenção é mensurada com base no atendimento das reais demandas sociais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Pedro chefia o serviço social de uma instituição estadual de saúde. Para que sua equipe formule qualificadas respostas e alternativas de enfrentamento aos muitos desafios e tensões que se põem no cotidiano profissional, ele desenvolve uma gestão com planejamento participativo e consequente execução e avaliação de programas e projetos.
A partir dessa situação hipotética e dos preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional, assinale a opção correta, considerando o planejamento como um processo técnico-político na atuação profissional do assistente social.