Filtrar


Questões por página:
O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam nos espaços ocupacionais:
I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio na formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais. II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões, especialmente no campo sociojurídico; estudos socioeconômicos e orientação social a indivíduos, grupos e famílias, predominantemente das classes subalternas. III. a mobilização social dos segmentos e práticas educativas. IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atuação técnica, além de execução de função de magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.
A elaboração de projetos, em geral, acompanha um roteiro predeterminado, o qual, frequentemente, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador. De acordo com Baptista (2015), algumas das qualidades esperáveis de um projeto são:

I- Simplicidade e clareza na redação. II- Disposição gráfica adequada e abrangência. III- Suficiência e previsão.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA:
A legitimação de uma direção social crítica e propositiva no cotidiano profissional do Serviço Social requer a construção de mediações no campo:
O projeto de trabalho é um importante instrumento para qualificar o exercício profissional do assistente social em qualquer espaço socioinstitucional. Para que o projeto cumpra este papel é necessário o reconhecimento pelo profissional dos condicionantes da realidade social que incidem diretamente sobre

Considerando as afirmativas abaixo em relação ao Planejamento Social, assinale V(verdadeiro) e F(falso):

) São documentos que constituem o Planejamento: Plano, Programa e Projeto;

( ) Princípios essenciais do planejamento: da inerência; da universalidade; da unidade(ou de globalidade), e da previsão.

) Planejamento é urgência implacável da prática, incapacitando técnicos, profissionais, administradores, para o estudo e a meditação.

( ) Planejamento é a formulação de um conjunto de decisões, devidamente integrado, que expressa os propósitos de uma empresa, de uma instituição e condiciona os meios para alcançá-los.

( ) A avaliação está dialeticamente presente em todo o processo do planejamento independentemente de sua formalização em documentos.

A seqüência CORRETA é que forma a alternativa