Filtrar


Questões por página:
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item que se segue.

A redução do VEF1 e o aumento da capacidade pulmonar total (CPT) são alterações comuns em indivíduos com DPOC.
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item que se segue.

A obstrução das vias aéreas e a alteração da forma das paredes torácicas colocam em desvantagem os músculos inspiratórios, ocasionando dispneia em pacientes com DPOC.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item que se segue.

A obstrução das vias aéreas (VEF1/CVF < 0,70) em um indivíduo com pelo menos 20 maços/ano de exposição ao tabaco constitui diagnóstico presuntivo de DPOC.

Uma paciente de vinte e oito anos de idade foi atendida no serviço de urgência com sintomas agudos de tosse e dispneia durante um treino de corrida. Na anamnese, negou histórico de patologias do trato respiratório, exceto crises frequentes de rinite alérgica. No exame físico, apresentou taquipneia, taquicardia, pulso paradoxal, hipertimpanismo do tórax, sibilos expiratórios e 90% de saturação de oxigênio. Após encaminhamento, a paciente realizou avaliação da função pulmonar.

Com base nas informações apresentadas, e no que se refere ao possível diagnóstico da paciente, julgue o item a seguir.

Nesse caso, é esperado, na prova de função pulmonar, o aumento do pico do fluxo expiratório (PFE) e a redução da capacidade vital (CV).
mostrar texto associado
O médico deve realizar, inicialmente, o tratamento da hipóxia, uma vez que o aumento da demanda por oxigênio ocasiona maior trabalho da musculatura respiratória, e, posteriormente, buscar manter a saturação de oxigênio do paciente acima de 95%, por meio da utilização de oxigênio suplementar por cateter nasal.