Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Cor pulmonale, insuficiência respiratória crônica, pneumotórax espontâneo, infecção pulmonar e embolia pulmonar são exemplos de complicações associadas à DPOC.
mostrar texto associado
Em pacientes hipoxêmicos com diagnóstico de DPOC, a única forma de terapia que tem evidências de promover alguma melhora na história natural é representada pela oxigenoterapia suplementar.
mostrar texto associado
A DPOC pode decorrer, por exemplo, da exposição à fumaça oriunda de fogões a lenha (em ambientes mal ventilados), do contato ocupacional com agentes químicos e poeiras e da deficiência hereditária de alfa-1-antitripsina; porém, o seu principal fator etiológico é o hábito de fumar cigarros.
Paciente de 42 anos de idade, morador de um cortiço no centro da cidade de São Paulo, procura atendimento médico com história de tosse há pelo menos três meses, inicialmente com expectoração mais abundante e atualmente com expecto ração clara em moderada quantidade. Relata, ainda, que tem apresentado episódios de sudorese noturna e notou que suas calças estão mais folgadas. O exame físico não evidencia anormalidades, e o paciente está eupneico em ar ambiente, com saturação de 93%.

A melhor custoefetividade diagnóstica ao caso em questão se dará por solicitação de

Paciente do sexo masculino, 34 anos, procedente do Ceará, refere dispneia que se intensificou há dois anos. Refere que há 20 anos trabalha no interior do Ceará cavando cacimbas (poço de água potável). Realizado exame radiológico (ilustrado a seguir), que evidenciou infiltrado reticulonodular e pequenos nódulos difusos que poupam os seios costofrênicos.



A hipótese diagnóstica mais provável é a