Filtrar


Questões por página:
Uma paciente feminina,32 anos, nulípara, em uso de anticoncepcionais orais, procura serviço de saúde com queixa de dor torácica súbita e dispneia nas últimas 24h. Além disso, a paciente relata que cerca de uma semana atrás teve episódios de dor intensa em MMII esquerdo. Foi solicitada, para ela, uma vaga na unidade de terapia intensiva, a fim de monitorar, de forma próxima, a evolução do seu quadro. Ao chegar ao setor, o médico reavaliou o eletrocardiograma solicitado na entrada e percebeu um achado específico no exame, que confirmava o diagnóstico de embolia pumonar:
Um grupo de estudantes de medicina decide fazer uma excursão em uma famosa reserva natural brasileira e dois amigos se perdem do grupo ao saírem da trilha. Após 13 dias, eles são encontrados por socorristas florestais e estavam desidratados e emagrecidos. Durante a internação, foram acompanhados por equipe médica multidisciplinar completa, mas um dos pacientes passou a apresentar arreflexia, fraqueza, insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca congestiva. Com base na história, pode-se afirmar que, se reduzido, o eletrólito característico do diagnóstico suspeitado é o:

Homem,69 anos, apresentou 3 exacerbações infecciosas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no último ano, a última há 3 meses com necessidade de internação por 1 semana. Comparece em consulta de rotina relatando que desde a internação apresenta dispneia ao andar poucos passos, mesmo em superfície plana, além de tosse com pouca expectoração e chiado ocasional. É ex-tabagista (60 anos-maço), tendo interrompido o vício há 5 anos, e não tem história pessoal ou familiar de asma. Atualmente faz uso apenas de salmeterol. Exame físico: não apresenta edema em membros inferiores; ausculta cardíaca normal e ausculta pulmonar com murmúrio globalmente diminuído, sem sibilos no momento. Exames laboratoriais recentes: leucócitos = 7500 /mm3 (62% neutrófilos,29% linfócitos), Hb= 18,4 mg/dL, Ht=57%, plaquetas= 334 000/mm3 ; ureia = 42 mg/dL, creatinina = 0,75 mg/dL, glicemia = 99 mg/dL, gasometria arterial em ar ambiente: pH =7,37, pO2 = 54 mmHg, pCO2 = 44 mmHg, HCO3 = 24mEq/L, BE = +3 mEq/L, SpO2 =87%.


Assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica correta.

Homem,70 anos, hipertenso de longa data, apresenta tosse com expectoração abundante e amarelada, e febre de 38 graus há 4 dias. Faz uso de anlodipina e enalapril e não teve internação hospitalar recente. Exame físico: regular estado geral, consciente e orientado, taquipneico (FR = 32 ipm), pressão arterial = 80x50 mmHg, frequência cardíaca = 118 bpm, SpO2 = 91% em ar ambiente. A ausculta pulmonar revela estertores crepitantes em base do hemitórax direito, com alguns roncos de transmissão.

 

A radiografia de tórax está ilustrada a seguir.

 

Após a internação hospitalar e a adoção de medidas de cuidados gerais, o esquema de terapia antibiótica deve ser

Um paciente apresenta um derrame pleural inflamatório quando aparenta