Filtrar


Questões por página:
Os broncodilatadores de ação curta, frequentemente usados no tratamento dos quadros de exacerbação da asma, têm como principais efeitos colaterais:
A oxigenioterapia por mais de 15 horas em pacientes com DPOC hipoxêmicos reduz a mortalidade, estando assim indicada para não tabagistas e com
Paciente de 22 anos, sem comorbidades, apresenta quadro de febre, tosse e dor torácica há 2 dias. O r-X é apresentado a seguir. A ausculta pulmonar mostra estertores crepitantes na base direita e saturação de 92% em ar ambiente.

Nesse momento, a conduta adequada é:
O esquema básico atualmente estabelecido para o tratamento de casos novos de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto meningoencefalite) em adultos e adolescentes é:

Mulher,29 anos, sem antecedentes mórbidos, procura atendimento médico com queixa de tosse e febre vespertina há 1 mês, com expectoração em moderada quantidade. Esporadicamente apresenta escarros hemoptoicos. Apresenta também dor em hemitórax esquerdo, tipo aperto e ventilatório-dependente, desde o início do quadro. Exame físico: regular estado geral, T= 38,1 ºC, FC = 112 bpm, FR = 18 ipm, PA = 100 x 70 mmHg, SpO2 em ar ambiente = 95%; ausculta pulmonar com roncos difusos e estertores subcrepitantes em ápice pulmonar direito.


Considere que foi realizada uma radiografia de tórax, não diagnóstica, na admissão da paciente. A próxima conduta será