Filtrar


Questões por página:
Em quadro clínico de pneumonia bacteriana em paciente de 8 meses, complicada com derrame pleural e com manifestação infecciosa de pele prévia como porta de entrada, a principal opção terapêutica é a:
Um paciente alcoólatra é internado devido a um quadro agudo de pneumonia, apresentando distribuição lobar das lesões, com envolvimento de mais de um lobo com pulmão de aparência mucoide e áreas de necrose com formação de abscessos. O provável agente etiológico do caso é:
De acordo com os critérios de Bell modificados para estadiamento da enterocolite necrotizante, é possível encontrar como achado radiográfico característico do estádio IIA a presença de:
O mecanismo básico da DPOC é a inflamação crônica das vias aéreas, com aumento de células inflamatórias (macrófagos, neutrófilos e linfócitos) e citocinas (A, B, C), que amplificam a resposta normal do trato respiratório a irritantes crônicos. Podemos substituir as letras ABC, respectivamente, por:
A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) apresenta incidência anual de 60 casos a cada 100 mil habitantes e corresponde a 10% de todas as internações em unidades de terapia intensiva. A história natural da doença é marcada pela fase exsudativa, proliferativa e fibrótica. Esta última possui alto valor prognóstico, haja vista que a fibroproliferação está relacionada à oclusão vascular progressiva e hipertensão pulmonar. O tempo médio de recuperação da função pulmonar a partir do início da fase exsudativa é de: