Filtrar


Questões por página:
Sobre aspectos gerais relacionados ao diagnóstico da pneumocistose, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Pode apresentar padrão de múltiplas formações císticas na tomografia computadorizada (TC) de tórax, com predomínio apical e cuja complicação potencial é o pneumotórax. ( ) O padrão de pavimento maluco (crazy paving) na TC de tórax é reconhecido como achado compatível da pneumocistose. ( ) O padrão típico dos infiltrados pulmonares é o acometimento periférico bilateral dos pulmões, predominando nos lobos inferiores e com relativa preservação das regiões peri-hilar e paracardíaca. ( ) Quando há derrame pleural, a discrepância entre uma elevada concentração de lactato desidrogenase no líquido pleural com pouca concentração relativa de proteína pleural é uma pista diagnóstica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) muitas vezes torna-se um desafio devido à condição crítica dos doentes, o que torna útil a aplicação de escores de probabilidade diagnóstica como o Clinical Pulmonary Infection Score (CPIS). Dos elementos que constituem o escore CPIS, assinale a alternativa incorreta.
No Brasil o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão que orienta a política nacional em saúde pública no que diz respeito ao rastreio de câncer na população. Nesse sentido, conforme recomendações atuais do INCA para rastreio de câncer de pulmão, assinale a alternativa correta.
Considere um homem de 54 anos em seguimento ambulatorial de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Atualmente tem dispneia moderada aos esforços. Apresentou uma exacerbação nos últimos 12 meses, sem necessidade de internação hospitalar. Nega edema, dispneia paroxística noturna ou ortopneia. Ex-tabagista de 35 anos.maço, parou há 5 anos. Está em uso regular de formoterol 12 mcg de 12/12h, budesonida 400 mcg 12/12h e tiotrópio 5 mcg/dia (com checagem de técnica adequada). Exame físico: saturação periférica de O2 = 89% em ar ambiente ao repouso, frequência respiratória 20 incursões/minuto, ausculta respiratória com murmúrio reduzido difusamente, sem sibilos. Demais elementos do exame físico dentro da normalidade. Vacinas atualizadas. Gasometria arterial (ar ambiente): pH 7.36 / pO2 53 mmHg / pCO2 51 mmHg / bicarbonato 28 mmol/L. Última espirometria: distúrbio obstrutivo sem resposta ao broncodilatador, VEF1 pós-broncodilatador = 48% do predito.

Assinale a alternativa correta.
Em relação à abordagem dos pacientes tabagistas com câncer de pulmão, assinale a alternativa correta.