Filtrar


Questões por página:
Uma criança,7 anos, com diagnóstico prévio de asma, dá entrada na emergência apresentando um quadro de tosse e chiado, precedidos por um resfriado. A mãe relata que o menor queixase de opressão torácica ao menos 3x na semana. A terapêutica imediata mais importante no manejo do broncoespasmo nesse momento é:
Um paciente,25 anos, sob tratamento para pneumonia comunitária, retorna à emergência no terceiro dia de antibioticoterapia, apresentando febre, dispneia e dor torácica. Na avaliação, a radiografia de tórax revela um considerável derrame pleural no lado direito. Uma toracocentese de alívio e diagnóstica foi realizada, com o líquido pleural colhido e sendo enviado para análise. A classificação do líquido como exsudativo é considerada quando o/a:
Um adulto com resfriado comum há 2 semanas evoluiu com otalgia unilateral em ouvido esquerdo, associada a hiperemia e abaulamento da membrana timpânica homolateral, além de febre. Não apresentava sinais de toxemia.

O agente etiológico mais prevalente dessa complicação é o:
Em casos envolvendo paciente com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, grupo C, o tratamento medicamentoso deve ser realizado com:
Em relação à quimioprofilaxia para o controle da Tuberculose, considere as afirmativas abaixo:
I. Recém-nascidos coabitantes de caso confirmado para Tuberculose devem receber imediatamente a vacinação com BCG e iniciar a quimioproflaxia.
II. Quando a quimioprofilaxia é indicada, a droga de escolha é Isoniazida na dose de 10 mg/kg de peso ao dia, com dose máxima de 300 mg ao dia durante 4 meses.
III. O teste tuberculínico (PPD) deve ser sempre realizado na avaliação inicial do paciente HIV +, independentemente do seu estado clínico ou laboratorial (contagem de células CD4+ e carga viral), devendo ser repetido anualmente nos indivíduos não reatores.
IV. Pacientes adultos coabitantes de caso confirmado e assintomáticos devem realizar radiografia do tórax quando disponível.
São CORRETAS as afirmativas: