Filtrar


Questões por página:

Com relação aos efeitos adversos da pressão positiva expiratória final (PEEP), analise as afirmativas a seguir.

I. Pode causar aumento da resistência vascular periférica intra‐ alveolar

II. Pode aumentar o retorno venoso e, consequentemente, o débito cardíaco

III. Pode promover hiperinsuflação pulmonar comprometendo os músculos respiratórios

Assinale:

Um paciente de 54 anos, tabagista, portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, em uso diário e regular de broncodilatadores e corticosteroide inaláveis há dois anos, compareceu em janeiro desse ano para atendimento médico num posto de saúde de São Luiz do Maranhão, queixando-se nas últimas 24h de febre = 38,5°C, dor no corpo, dor de garganta e coriza, negando dispneia. Referiu cansaço aos maiores esforços, não modificado nos últimos três anos com a medicação de uso regular. Procurou ingerir mais líquidos e utilizou antitérmico.


Ao exame foram observados febre de 38°C com demais sinais vitais normais, hiperemia discreta de orofaringe, ausculta pulmonar normal, boa hidratação e ausência de cianose.


Com relação à orientação terapêutica mais adequada para esse paciente, assinale a afirmativa correta.

A hipermagnesemia é um evento com alto risco de complicações graves como depressão respiratória e parada cardiorespiratória e pode ocasionar alterações eletrocardiográficas.


Os achados eletrocardiográficos que podem ser encontrados na hipermagnesemia são

Um paciente de 60 anos de idade, tabagista de 80 maços-ano há 45 anos, vai ao ambulatório com queixa de dispneia progressiva aos mínimos esforços, fadiga, astenia e tosse produtiva matinal com seis meses de evolução e piora nos últimos 30 dias. Nega febre, dor torácica ou hemoptise. O médico suspeita de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta o achado clínico a ser observado nesse paciente.
Um paciente de 56 anos de idade, tabagista pesado há 30 anos, que trabalha no empacotamento da indústria têxtil, procura atendimento ambulatorial em razão de exames periódicos com queixas de emagrecimento, tosse seca diária, rouquidão e astenia. Na ectoscopia, são observados sinais de baqueteamento digital nas mãos bilateralmente. Diante do achado semiológico citado, qual seria a hipótese diagnóstica para esse paciente?