Filtrar


Questões por página:

Na prática diária da Fisioterapia respiratória, é comum a utilização de técnicas de higiene brônquica, cujo objetivo principal é aumentar a mobilização de secreção e sua expectoração. Sobre técnicas de remoção de secreção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Técnica de expiração forçada (TEF) é a realização de um ou dois esforços expiratórios (huffs), com a glote aberta, partindo de um volume pulmonar médio e chegando a baixos volumes.

( ) ELTGOL consiste em uma expiração lenta total com a glote aberta, estando o paciente com a região a ser desobstruída em decúbito homolateral com o Fisioterapeuta exercendo pressão abdominal.

( ) Drenagem autógena utiliza inspirações e expirações lentas, de forma ativa, iniciando no volume de reserva expiratória até o volume de reserva inspiratória, seguida de huff.

( ) Oscilação de alta frequência (Flutter e Shaker), compreende a produção ativa de fluxos expiratórios sem pressão positiva oscilatória controlada e débito ventilatório de frequência regulável. Assinale a sequência correta.

A observação da sincronia no deslocamento toracoabdominal é o primeiro passo na avaliação dos músculos respiratórios. A alteração dessa sincronia pode levar a alterações no padrão respiratório. Em relação aos padrões de alteração respiratória, analise as afirmativas abaixo.
I - Durante a avaliação do deslocamento toracoabdominal, quando se observa um atraso de tempo entre o movimento do abdome e o do tórax, ocorre respiração anacrônica. II - A alternância de deslocamento entre os compartimentos do tórax e do abdome é um mecanismo fisiológico de defesa contra a fadiga com a finalidade de prolongar o tempo de endurance. III - Movimento paradoxal ocorre quando há movimentação oposta do compartimento abdominal e do tórax observado em pacientes com insuficiência ventilatória ou paralisia diafragmática.
Estão corretas as afirmativas
A tomografia de tórax é um exame capaz de identificar alterações morfofuncionais, contribuindo para o diagnóstico e acompanhamento das patologias. Imagem associada para resolução da questão
A imagem é sugestiva de qual entidade clínica?
Paciente de 76 anos, feminina, eutrófica, internada para investigação diagnóstica após queda da própria altura, apresentando-se dispneica, com desconforto respiratório, acianótica, com confusão mental. Exame físico:

Imagem associada para resolução da questão




Respiração espontânea com suporte de oxigênio a 2 litros/minuto, tosse produtiva. Exames preliminares de Rx de tórax mostram opacificação de padrão homogêneo na porção inferior do pulmão esquerdo compatível com pneumonia. Hemograma com leucocitose e os valores da gasometria arterial foram: pH: 7,46; PCO2: 32 mmHg; PO2: 47 mmHg; HCO3: 24 mEq/L; BE: + 2; SpO2: 84%.
Evoluiu com quadro de insuficiência respiratoria (IRpA) classificada como
Sobre Insuficiência respiratória aguda (IRA) por disfunção do ventrículo esquerdo, analise as afirmativas.


I. Ocorre represamento sanguíneo na circulação pulmonar, aumento da pressão capilar pulmonar, com preenchimento dos espaços intersticiais e aéreos por líquido.


II. Ocorre aumento da pressão oncótica do capilar decorrente do aumento da pré-carga do ventrículo esquerdo, com extravasamento de líquido nos espaços intersticiais e aéreos.


III. A insuficiência respiratória é do tipo hipoxêmica.


IV. A manutenção da oxigenação é obtida pela aplicação do CPAP que favorece a contratilidade do miocárdio por diminuição da pressão transmural do ventrículo esquerdo e estabilização das unidades alveolares.


Está correto o que se afirma em