Filtrar


Questões por página:
Doença respiratória obstrutiva e irreversível que acarreta espessamento da parede da árvore brônquica, hipertrofia das glândulas submucosas e hiperplasia das células caliciformes, gerando hipersecretividade. Para que seja diagnosticada, além dos exames complementares, o paciente deve ter apresentado tosse persistente com produção excessiva de muco na maioria dos dias de um período de pelo menos três meses, por pelo menos dois anos consecutivos. Assinale a alternativa que apresenta a doença descrita no enunciado.
É contraindicado a utilização do Flutter e Shaker em:
Leia o caso a seguir.
Paciente J., sexo masculino, de setenta e dois anos de idade, internado na enfermaria de Clínica Médica do Hospital Municipal há dois dias em tratamento para pneumonia. No momento, aguarda vaga na UTI devido à deterioração do estado geral. O médico plantonista solicita uma gasometria arterial que apresenta o seguinte resultado: pH: 7,32 ; PCO2: 30 ; PO2: 82 ; HCO3: 13 ; BE: -8 ; SO2 : 95%.

Qual a classificação dessa gasometria?
O fluxo inspiratório corresponde à velocidade com que o volume corrente é ofertado. O ajuste do pico de fluxo inspiratório pode determinar uma modificação no tempo inspiratório e da relação I:E. Geralmente, são utilizados:
As principais alterações do ritmo respiratório descritas na literatura, são os ritmos de CheyneStokes, Kussmaul e Biot. Assinale CORRETAMENTE o tipo de alteração que apresenta um padrão com períodos de apneia e respirações rápidas e profundas, presente em situações de acidose, com destaque para a acidose diabética.