Filtrar


Questões por página:

Conforme o documento: “Trabalhar na Assistência Social em defesa dos direitos da Seguridade Social: contribuições do conjunto CFESS-CRESS ao debate sobre definição de Trabalhadores da Assistência Social”(2011, p.4), a Assistência Social, política pública que assegura direitos, deve ser executada por meio de uma equipe multiprofissional. Segundo esse documento, a intervenção multiprofissional na Assistência Social deve acontecer para que o trabalho desenvolvido consiga alcançar determinados aspectos, dentre os quais podemos citar:

I. A equipe multiprofissional permite que o trabalho seja desenvolvido de forma ampla.

II. Por meio da equipe multiprofissional é possível a construção de respostas profissionais às complexas e múltiplas demandas da realidade.

III. O trabalho multiprofissional na Assistência Social precisa desconsiderar as competências e atribuições próprias de cada profissão, se quiser, de fato, mostrarse eficaz.

IV. O trabalho multiprofissional na Assistência Social compromete de forma negativa o trabalho do Assistente Social, de forma que fere as atribuições privativas de nossa profissão.

Estão corretas as afirmativas:

Os Assistentes Sociais atuam de forma direta ou indireta junto as políticas sociais vinculadas à Seguridade Social. Embasado na Constituição Federal, especificamente nos artigos 194 e 195, avalie as alternativas abaixo:

I. A Seguridade Social deve ser organizada, gerida e financiada apenas com recursos provenientes do orçamento da União.

II. A Seguridade Social é constituída com objetivo de proporcionar o caráter democrático e centralizado junto as políticas sociais a ela vinculadas.

III. A Seguridade Social busca assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

IV. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social.

Estão corretas as afirmativas:

Tendo em vista a imprescindibilidade, para o assistente social, do estudo da estrutura familiar, das relações jurídicas básicas que envolvem essa matéria e dos procedimentos institucionais previstos na CF e na legislação complementar, julgue o item seguinte.

Na política de assistência social, a matricialidade sociofamiliar é central, sendo necessário para assegurar a integração dos membros garantir condições de sustentabilidade, em que as necessidades básicas sejam referência categorial.

A Assistência Social foi instituída no campo da seguridade social na Constituição Federal de 1988. Reconhecê-la como política pública significa
Um Assistente Social é procurado por um servidor que relata sobre a determinação judicial atribuída a seu filho, que foi a aplicação de medida socioeducativa em meio aberto de Liberdade Assistida − LA. A política pública responsável pela prestação desse serviço é