Questões de Concurso
Filtrar
186 Questões de concurso encontradas
Página 27 de 38
Questões por página:
1) O projeto para a construção da represa e usina de Belo Monte, no Rio Xingu, foi resultado de uma reivindicação dos povos indígenas da região para melhorar o abastecimento de água e energia em suas comunidades.
2) Como exemplo da precariedade no fornecimento de energia do país, pode-se citar o Estado de Roraima, que possui eletricidade importada da Venezuela.
3) A Renova Energia inaugurou em 2013 a operação de sua primeira usina solar, ampliando o horizonte de possibilidades de captação e distribuição de energia no Brasil.
Está(ão) correta(s), apenas:
Brasília experimenta um crescimento marginal da própria periferia, começando a fundir-se em um contínuo urbano que ultrapassa as previsões adotadas no planejamento inicial, desde a época de sua criação.
PAVIANI, Aldo. Brasília - gestão urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Editora Universidade de Brasília,1999, com adaptações.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) causa(s) do fenômeno descrito no texto.
O Lago Paranoá é uma das belezas paisagísticas do Distrito Federal (DF). Foi inaugurado em abril de 1960 por Juscelino Kubitschek e apresenta área de aproximadamente 48 km2 e profundidade máxima de 38 metros. Essa condição atrai muitos turistas e as respectivas embarcações, o que contribui para a economia do DF. É importante citar que o Lago Paranoá consegue cumprir parte das respectivas funções, estabelecidas no projeto original de Brasília, e com afetações para toda a região.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br> . Acesso em: 22 mar.2018, com adaptações.
Acerca das funções do Lago Paranoá, assinale a alternativa correta.
Com base em seus conhecimentos e nas informações seguintes sobre território federal, julgue as proposições abaixo.
I - A divulgação da criação do Território Federal do Amapá ocorreu em 1940, através do “discurso do rio Amazonas”, proferido pelo Presidente Getúlio Vargas, entretanto o Território foi criado somente em 1943.
II - As principais características da administração dos territórios federais eram a descentralização e não concentração do poder político e os governadores eram indicados pela presidência da república,
III - No período da ditadura militar brasileira a administração dos territórios federais foi dividida entre as forças armadas e o Amapá passou a ser governado pela Marinha.
IV - A instituição do Território Federal do Amapá foi uma estratégia das elites políticas e econômicas locais para controlar e explorar as riquezas naturais da região, em especial da foz do rio Amazonas.
Está(ão) CORRETA(S)