Filtrar


Questões por página:
Analise as proposições a seguir:
I - Na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Estado brasileiro reduziu sua interferência na economia, ampliando as privatizações e abrindo o mercado, gerando transformações em setores como o energético e o de telecomunicações. II- A década de 1990 também foi caracterizada pela intensificação da revolução tecnológica, dos meios de transportes e telecomunicações. Ageração e detenção de tecnologia de ponta tornaram-se a principal forma de dominação econômica e política. III- A crise do gás na Bolívia, quando o presidente anunciou a nacionalização das reservas do produto e o controle da produção, na primeira década deste século, desagradou aos investidores e países consumidores como o Brasil.

Está(ão) CORRETA(S)
“Eu e a democracia brasileira temos a mesma idade. Eu achava que nos nossos trinta e poucos anos estaríamos pisando em terra firme. (...) Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia: 20 milhões de pessoas saindo da pobreza; A taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. (...) Mas algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide em duas partes. E esse muro dá lugar a um abismo.” (Petra Costa, filme: Democracia em Vertigem,2019).
O texto acima possibilita as seguintes reflexões sobre a experiência da democracia, no Brasil entre os anos de 1985 e 2018:
I- O Brasil de hoje, dividido em duas partes, é o Brasil da democracia porque todos têm direito de divulgar suas opiniões. II- As políticas sociais implementadas pelos governos do PT não bastaram para consolidar uma democracia no Brasil capaz de sobreviver aos golpes, comuns na nossa história. III- A divisão extrema no cenário político brasileiro da atualidade provoca o sentimento de que a democracia está enfraquecida.
É CORRETO o que se apresenta em:
Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão
Vargas e crianças na Quinta da Boa Vista nas comemorações da Semana da Pátria, setembro de 1943. (Arquivo Nacional).


Essa imagem, do auge da Ditadura do Estado Novo (1937 – 1945), demonstra uma das caraterísticas do estilo Vargas de governar, marcado por:
Entre o final do século XIX, em especial após a “abolição” do trabalho escravo no Brasil, e a transformação da então capital federal na “Paris Tropical”, sob a presidência de Rodrigues Alves, as “picaretas” do prefeito Pereira Passos (1902 – 1906) e a égide da imposição de uma ordem capitalista no país e na cidade do Rio de Janeiro de então, as relações sociais da população brasileira sofreram profundos impactos. Destaca-se o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. Caracteriza corretamente esse contexto histórico:
As Ações Afirmativas são um conjunto de políticas públicas desenvolvidas por governos e iniciativas privadas com o intuito de rever diversas desigualdades sociais e proteger determinados grupos e minorias, que tiveram e continuam a ter seus direitos negados historicamente.
Baseando-se na política de adoção de ações afirmativas no Brasil, pode-se concluir que faz parte desse conjunto de medidas: