“Eu e a democracia brasileira temos a mesma idade. Eu achava que nos nossos trinta e poucos anos estaríamos pisando em terra firme. (...) Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia: 20 milhões de pessoas saindo da pobreza; A taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. (...) Mas algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide em duas partes. E esse muro dá lugar a um abismo.” (Petra Costa, filme: Democracia em Vertigem,2019).
O texto acima possibilita as seguintes reflexões sobre a experiência da democracia, no Brasil entre os anos de 1985 e 2018:
I- O Brasil de hoje, dividido em duas partes, é o Brasil da democracia porque todos têm direito de divulgar suas opiniões. II- As políticas sociais implementadas pelos governos do PT não bastaram para consolidar uma democracia no Brasil capaz de sobreviver aos golpes, comuns na nossa história. III- A divisão extrema no cenário político brasileiro da atualidade provoca o sentimento de que a democracia está enfraquecida.
É CORRETO o que se apresenta em: