Filtrar


Questões por página:

TERREMOTOS POLITIZADOS

Pode-se politizar terremotos? Pode-se tentar. O “Wall Street Journal” creditou a solidez dos novos prédios de Santiago que resistiram aos tremores à prosperidade trazida ao Chile pela economia de mercado de acordo com a receita da Universidade de Chicago. (...) O “Wall Street Journal” preferiu ignorar a outra realidade mostrada pelos terremotos. (...) A desigualdade social persiste no Chile como persistiu em outros países da América Latina (...), e os chilenos viram-se desprotegidos como os haitianos.

VERÍSSIMO, L.F. O Globo, Rio de Janeiro, 07 mar. 2010. (Excertos)

O foco da crítica contida no texto acima direciona-se à política

Em termos de política externa, o governo brasileiro tem sido duramente criticado por algumas de suas ações e/ou omissões, dentre as quais cita-se:
Foi bastante comentada pela mídia a oferta feita pelo presidente do Brasil, em agosto de 2010, de asilo humanitário para a mulher

Ações da OAB já têm relatores no STF
As três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) ajuizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já têm relator definido no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a OAB, o procedimento viola a Constituição Federal.

(http://oglobo.globo.com)

As ações da OAB são contra

O presidente do Brasil, em seu último dia de mandato [31/12/2010], decidiu negar a extradição do ex-ativista condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos em seu país, nos anos 70. Teve início uma crise diplomática entre o Brasil e este país europeu.

Adaptado de O Estado de São Paulo, 01/01/2010. p. A4)

O país de origem do ex-ativista é a