Filtrar


Questões por página:

O Congresso derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff.
Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo perderão receita com o novo modelo, que propõe uma divisão mais igualitária dos recursos.
Em votação que terminou de ser apurada na madrugada desta quinta-feira (7 de março), 54 senadores e mais de 349 deputados votaram contra a manutenção dos vetos da presidente.
A sessão foi marcada por bate-boca, ameaças e trocas de acusações entre os congressistas que defendem a manutenção e a derrubada dos vetos. Houve sucessivas tentativas de congressistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de suspenderem a votação.

(Folha de S.Paulo, 07.03.2013. Adaptado)

A matéria trata da votação

Sobre os acontecimentos políticos na América do Sul, no início de 2013, é correto considerar que

O Senado aprovou nesta terça-feira (19 de março), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas (…). O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos s enadores. A votação está marcada para a próxima terça (26 de março); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.

(g1.globo.com, 19.03.2013)

A PEC aprovada

O ministro do Interior, Ali Larayedh, anunciou nesta quinta-feira (21 de fevereiro), a prisão de suspeitos do assassinato do opositor Chokri Belaid, ocorrido em 6 de fevereiro passado, episódio que mergulhou o país numa crise.

“A investigação avançou ao ponto de prendermos suspeitos”, declarou à imprensa Larayedh, sem definir o número de detidos ou suas nacionalidades.
“A investigação não conseguiu ainda a identificação do assassino, nem de quem está por trás do assassinato e seus motivos”, acrescentou Larayedh, negando-se a dar mais detalhes ao evocar o segredo de instrução.
Larayedh, que falou à imprensa na presença do chefe de Gover no renunciante, Hamadi Jebali, disse que o president e se reuniu com os funcionários do ministério do Interior para pedir que continuem trabalhando para a formação de um novo governo.
A família de Chokri Belaid, opositor de esquerda anti-islamita assassinado com três disparos diante de sua casa, acusou o partido Ennahda, ao qual pertence Jebali e Larayedh, do crime.

(http://g1.globo.com, 21.02.2013. Adaptado)

O fragmento trata de fato ocorrido

Em outubro de 2012, a imprensa destacou amplamente o processo eleitoral. Com acusações de ambos os lados, as eleições foram acompanhadas por observadores internacionais, dentre eles, o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que garantiu a legitimidade do processo.

O país envolto na polêmica foi