Filtrar


Questões por página:
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Arte, assinale qual alternativa indica os conteúdos estruturantes das linguagens artísticas.
Com a adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no ano de 2006, o ensino da Arte passou a integrar a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Diante disso, a respeito da proposta para o Ensino Médio, cuja diretriz está registrada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/96 e no parecer do Conselho Nacional da Câmara da Educação Básica, é INCORRETO afirmar que:

Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.


Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,

Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.


Qualquer tipo de interpretação, análise e crítica de uma obra de arte requer, necessariamente, um conhecimento aprofundado do assunto em questão.