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Leia as afirmativas a seguir:
I. A coexistência de instituições públicas e privadas de ensino é uma das bases da educação nacional.
II. O professor que atua na educação de jovens e adultos deve evitar a dialogicidade no ato educativo.
III. Um dos objetivos da educação escolar é que os alunos aprendam a assumir a palavra enunciada e a conviver em grupo de maneira produtiva e cooperativa.
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Analise as informações a seguir:


I. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento que normatiza o processo educacional no Brasil. O PPP não é um texto para ser construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, mas sim construído para ser vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

Il. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta basilar para orientar as atividades de uma instituição de ensino e sua gestão, servindo como um direcionamento para a atuação dos professores e da equipe pedagógica. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Ademais, contribui para o trato das questões burocráticas e logísticas da escola — como, por exemplo, a quantidade de estudantes por sala e Os recursos necessários para as atividades escolares.

IIl. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) representa importante marco na gestão da escola, uma vez que este proporcionará aos alunos, professores e demais atores da comunidade escolar conhecer, refletir e intervir na sua realidade. O objetivo do PPP é promover, dessa maneira, maior comprometimento de todos quanto ao projeto educativo que se quer construir para e pela escola, em consonância com as diretrizes curriculares para uma educação emancipadora e de convivência democrática. Assim, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. É necessário, no bojo do processo de ensino e aprendizagem, que o Projeto Político Pedagógico da escola se proponha a valorizar os conhecimentos prévios que os estudantes trazem de suas vivências para a escola, auxiliando os estudantes a desenvolver competências nas diversas áreas de conhecimento, valorizando sua base sólida de sabers, relacionando esses conhecimentos às ideias dentro de um eixo conceitual, visando à mediação da aprendizagem. Ademais, é essencial que o Projeto Político Pedagógico da escola incentive os estudantes em sua autonomia de aprender, ajudando-os a compreender como podem e devem também, sendo autores do seu conhecimento, monitorar seus progressos.

Il. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento teórico-metodológico voltado ao diagnóstico da situação da escola. Seu compromisso é com a identificação dos problemas. As propostas de resolução deles ficam a cargo de documentos conhecidos com planos de ação, cujo objetivo é a intervenção sobre a realidade e a mudança desta. A construção da dimensão cidadã se encontra no horizonte das preocupações do PPP, sendo essa dimensão ligada ao caráter político dele. Vale salientar que esse documento é elaborado coletivamente pela unidade escolar em seu âmbito interno, ou seja, envolve as equipes gestora e pedagógica e o corpo discente, mas também pode contar com a participação de pais ou responsáveis e com a comunidade extramuros da escola.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. O Currículo do Ipojuca é um instrumento norteador para a efetivação de uma política educacional que reestruture os processos de ensinar e aprender: “como”, "o que”, "para quem" e em “que condições". Constituem condições basilares desse documento, com vistas a possibilitar a melhoria do ensino, a reorganização dos espaços e tempos pedagógicos, a formação continuada e o desenvolvimento dos profissionais da educação municipal, por meio da implementação do currículo, bem como o redimensionamento dos projetos políticos-pedagógicos, dos ambientes de aprendizagens e das práticas pedagógicas dos docentes.

Il. O currículo ipojucano está sujeito a uma multiplicidade de interpretações, é fruto de um esforço colaborativo que norteia e fundamenta as práticas pedagógicas, configurando-se como um empreendimento ético, político, que pode possibilitar aos sujeitos da educação o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente. Visando a transformações de práticas pedagógicas, esse currículo preza pela pluralidade de ideias, identidades e expressão do Ipojuca, alinhando-se aos seguintes documentos que também são normativos e devem ser seguidos: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica os Parâmetros Curriculares de Pernambuco, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco.

III. A educação infantil ipojucana, segundo o CME 2015-2025, tem por objetivo desenvolver todas as potencialidades físicas, cognitivas, afetivas e emocionais das crianças até cinco anos e 11 meses de idade, promovendo experiências saudáveis, interessantes e lúdicas, com respeito, empatia e alteridade, garantindo o acesso aos direitos de aprendizagem e possibilitando, assim, o direcionamento necessário para as próximas etapas de ensino, fazendo com que essas crianças construam conhecimento de maneira efetiva e no tempo adequado para o seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a criança é vista como sujeito de seu processo de desenvolvimento por meio da aprendizagem, a qual é construída no diálogo com o outro.

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O objetivo do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, é: