Filtrar


Questões por página:
A portaria n.3.088/2011 “Institui a Rede de Atenção Psicossocial para as pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Assinale a alternativa que não contempla uma das diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Com relação às políticas públicas de saúde e as propostas para a Saúde Mental, assinale a alternativa correta.
Sobre as estratégias e diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, atribua V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas:
( ) Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas). ( ) Os serviços residenciais terapêuticos promovem a reinserção social de pacientes, o que é fundamental para a desinstitucionalização daqueles que moram em hospitais psiquiátricos. ( ) Tem como objetivo promover uma maior integração social e fortalecer a autonomia, o protagonismo e a participação social do indivíduo que apresenta transtorno mental. ( ) As redes de atenção psicossocial são formadas especificamente por dois serviços: os CAPS e as Residências Terapêuticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
A construção do campo da Saúde Mental possui contribuições mais especificamente da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise. Sobre esses aspectos, assinale a afirmativa incorreta.
O que a Lei 10.216 assegura como direito às pessoas em sofrimento mental: