Filtrar


Questões por página:
Sabe-se que a historiografia aponta alguns marcos importantes na atenção à saúde da população e ao combate das epidemias e das doenças durante o século XX. Mendes (1996) apresenta três principais modelos hegemônicos de saúde pública no Brasil durante o último século. Sobre a atenção à saúde da população durante o século XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O primeiro modelo, vigente no início do século XX, foi determinado pelo ideário sanitarista-campanhista.
( ) O segundo modelo, que começou com a decadência da economia agrário-exportadora no país, foi o modelo médico-assistencial-privatista.
( ) A partir da década de 1980, com as mudanças ocorridas no cenário político, iniciou-se o modelo predominantemente neoliberal de assistência à saúde.

A sequência está correta em
Da base legal do SUS, emergem seus princípios e diretrizes, conforme a Lei n.º 8.080. Os princípios do SUS são aqueles que servem de base, considerados os valores estruturantes fundamentais e gerais do SUS, enquanto as diretrizes são as suas estratégias, o que define o seu rumo. São princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade. Sobre a Integralidade, assinale a alternativa INCORRETA:

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) está ancorada por um conjunto de legislações que, de forma direta ou indireta, expressa suas diretrizes. Instituída no Brasil em 2004, teve suas estratégias de ação e transferência de recursos para financiamento das ações redefinidas pela Portaria GM/MS nº 1.996/2007. Pelos critérios estabelecidos, os gestores dispunham de financiamento federal, regular e automático para a Educação em Saúde, com repasse fundo a fundo, por meio do Bloco de Financiamento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas ao planejamento e execução, a curto, médio e longo prazos, de ações educativas de formação e desenvolvimento, que respondessem às necessidades do sistema de acordo com a realidade regional/local. O planejamento das atividades do PRO EP S-SUS para os municípios e o DF deverá
Como importante estratégia para promover a humanização dos serviços de saúde, garantir a continuidade do cuidado e evitar hospitalizações desnecessárias, foram estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento domiciliar e a internação domiciliar. Esta modalidade de assistência é realizada por equipes multidisciplinares compostas por:
O prefeito da cidade de Andrelândia deseja que sua cidade e os municípios vizinhos sejam instituídos como uma Região de Saúde. Para isso, estes devem conter, no mínimo, ações e serviços de, EXCETO: