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Disciplina:
Educação Física
Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Ginástica nas Quadras tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos das escolas públicas na perspectiva da saúde coletiva.
O Programa Ginástica nas Quadras tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos das escolas públicas na perspectiva da saúde coletiva.
Disciplina:
Educação Física
Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte para os alunos da rede pública.
O Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte para os alunos da rede pública.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Educação Física
A Lei nº 9.615/98 regulariza o esporte no Brasil, caracterizando-o como esporte educacional, esporte de participação e esporte de rendimento.
São características do esporte educacional, EXCETO:
Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Física
Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Física
Ensinar ginástica nas aulas de Educação Física na escola não é algo recente. São diversas as possibilidades de apresentar este conteúdo aos alunos. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que