Filtrar


Questões por página:
De acordo com o artigo 7º. o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser organizado conforme determinados princípios, analise as afirmativas abaixo.

I. Definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde.
II. Administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
III. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
IV. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
V. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

Estão corretas as afirmativas:
Com base na Lei 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
A legislação, ao considerar “A saúde direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, mostrou o quanto é includente a todo cidadão brasileiro o acesso aos serviços de saúde. As ações e os serviços públicos de saúde existentes atualmente no Brasil integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO:
A Promoção da Saúde propõe a articulação de saberes técnicos e populares e a mobilização de recursos institucionais e comunitários públicos e privados para o enfrentamento dos determinantes do processo saúde-doença. Nessa perspectiva, são fatores implementadores da saúde baseados na Promoção da Saúde segundo a Carta de Otawa:
I. “Empowerment” dos usuários dos serviços de saúde. II. Responsabilização múltipla entre usuários gestores e trabalhadores. III. Desenvolvimento de habilidades individuais nas equipes e nos indivíduos.
Estão CORRETOS os itens:
O Humaniza SUS é uma proposta para enfrentar o desafio de fazer os princípios do SUS funcionarem, garantindo o atendimento integral, equânime, universal e igualitário a todas as pessoas que necessitem de atendimento de saúde. Como proposta de intervenção nos processos de trabalho, o acolhimento surge como uma estratégia de humanizar o atendimento, através de uma proposta tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. encontros entre a comunidade e a equipe de saúde.
É objetivo do acolhimento: