Filtrar


Questões por página:
A Estratégia Saúde da Família (ESF) emprega equipes multidisciplinares para prestar cuidados de saúde abrangentes, desde a promoção da saúde até a reabilitação, focando no cuidado integrado e direcionado à população de um território específico.
Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/ comunicabr/lista-de-acoes-e-programas/estrategiasaude-da-familia

Sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)É essencial para expandir a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil e desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada, conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local.
(__)As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).
(__)Destina-se à população brasileira, com foco na atenção primária (conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde) e no cuidado contínuo e integrado, abrangendo todas as categorias de saúde.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
"A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito."
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/sus

Assinale a alternativa que corresponde ao princípio do Sistema Único de Saúde abordado no trecho acima.
A Regionalização consiste em um dos princípios doutrinários do SUS. Ela é o eixo estruturante que organiza a descentralização das ações e serviços de saúde no País e se materializa por meio da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A Regionalização busca promover:

I.A equidade e a integralidade na atenção à saúde.
II.A racionalização dos gastos e otimização dos recursos, com ganho de escala.
III.O estabelecimento de mecanismos de governança e a atuação do Estado orientada pela lógica dos interesses coletivos e do SUS no espaço regional.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/se/dgip/ regionalizacao

É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
No que diz respeito à educação em saúde no contexto dos serviços de saúde pública, analise as afirmativas abaixo:

I.A educação e a saúde são práticas sociais inseparáveis e interdependentes que sempre estiveram articuladas, sendo consideradas elementos fundamentais no processo de trabalho dos profissionais da saúde.
II.A formação profissional afeta profundamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários.
III.A educação em saúde no contexto dos serviços de saúde pública tem importantes dimensões a serem tratadas: a educação permanente em saúde como política norteadora dos processos educativos contínuos nos diferentes arranjos assistenciais do SUS, com suas diversas denominações; e a educação popular em saúde, que reconhece que os saberes são construídos diferentemente e, por meio da interação entre sujeitos, esses saberes se tornam comuns ao serem compartilhados.

Fonte: https://unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_ conteudos/unidade09/unidade09.pdf

É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
O diagnóstico comunitário consiste em identificar os problemas, as necessidades, os recursos de uma comunidade. São etapas necessárias para um bom diagnóstico comunitário:

I.Definição dos objetivos do diagnóstico comunitário escolhido.
II.Estabelecimento da lista das informações ou dados a coletar.
III.Coleta de dados.

Fonte: https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/pluginfile.php/18570/ mod_resource/content/2/Unidade%202.pdf

É CORRETO o que se afirma em: