Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. À luz da Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, os municípios não podem constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam. II. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do Sistema Único de Saúde e se completa na rede regionalizada e hierarquizada.
Marque a alternativa CORRETA:
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS está centrada na ______ do indivíduo.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema único de Saúde (SUS) atua na prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em qual tipo de modelo:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro, complexo, criado com base na Constituição Federal de 1988 (CF-1988), onde pauta-se na “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. É estruturado de acordo com as esferas federal, estadual e municipal, sendo respectivamente: Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O SUS apresenta três princípios básicos que são: Universalização, Equidade e Integralidade. Assinale a alternativa correta que corresponde o conceito de cada princípio, respectivamente:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Inclui-se no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a formulação da política de medicamentos, de equipamentos, de combustíveis e de outros insumos de interesse para a saúde dos brasileiros.

II. O dever do Estado brasileiro de garantir a saúde da população do nosso país compreende a formulação e a execução de políticas econômicas e sociais que visem à intensificação dos riscos de doenças e de outros agravos, assim como ao estabelecimento de condições que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde dos brasileiros.

III. O controle e a fiscalização de serviços, de produtos e de substâncias de interesse para a saúde dos cidadãos brasileiros são ações excluídas do escopo de atuação das entidades do Sistema Único de Saúde.


Marque a alternativa CORRETA: