Filtrar


Questões por página:
Sobre os fatores determinantes e condicionantes de saúde. Assinale a única alternativa correta que os compõem.
Sobre a lei 8.080/90. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante_______ ou_______, observadas, a respeito, as normas de direito público.
De acordo com o Ministério da saúde. Seguindo o pressuposto de que Atenção Básica (AB) e Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes, orienta-se que as atividades específicas dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE) devem ser integradas. Além das atribuições comuns a todos os profissionais da equipe de AB, são atribuições comuns do ACS e ACE:
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se uma população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) entre_________ a________ pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e as diretrizes da Atenção Básica. Assinale a alternativa que expressa o quantitativo exato.
Uma paciente de 29 anos de idade, solteira, portadora da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), participa de reuniões do grupo das pessoas vivendo com HIV na unidade básica de saúde de seu Bairro. Não tendo a mesma comparecido às reuniões do grupo, a equipe do programa de estratégia saúde da família foi acionada a fazer uma busca ativa deste componente do grupo. O agente comunitário de saúde de seu bairro programou uma visita domiciliar e verificou, que a mesma havia sofrido um acidente e fora encaminhada ao PS onde ficou internada. Ela relatou ao Médico da emergência que mantivesse em sigilo sua condição de portadora do vírus HIV junto a sua família. Portanto, o princípio organizativo do sus que respalda este paciente é o da: