Filtrar


Questões por página:
Tomando por base a natureza (compensatória e residual) e a forma de expressão das políticas sociais (como questão de natureza técnica, focalista, fragmentada e abstraída de conteúdos econômicopolíticos), estas obedecem e produzem uma dinâmica que se reflete no exercício profissional do assistente social, através dos seguintes movimentos:

I- Exigem dos profissionais a adoção de procedimentos para a melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.
II- Interditam aos profissionais a concreta apreensão das políticas sociais como totalidade, síntese da articulação de diversas esferas e determinações (econômica, cultural, social, política, psicológica), o que os limita a uma intervenção microscópica, nos fragmentos, nas refrações, nas singularidades.
III- Exigem dos profissionais a adoção de procedimentos instrumentais, de manipulação de variáveis, de resolução pontual e imediata.

Aponte a resposta que corresponde à sequência CORRETA dos itens:
Em relação a políticas sociais setoriais, assinale a opção correta no que diz respeito a educação, trabalho, políticas urbanas e rurais, meio ambiente e respectivas legislações.
A respeito das distintas compreensões acerca de família e de seu papel no contexto das políticas sociais, assinale a opção correta.
O contexto econômico e político da reformulação do sistema de proteção social brasileiro, com a incorporação de valores, princípios e concepções como direitos sociais, seguridade social, cidadania, mínimos sociais, entre outros, insere-se no momento histórico conhecido como “década perdida” e, ao mesmo tempo, como “década de redemocratização”. As décadas posteriores e as respectivas orientações dos distintos contextos impactaram significativamente as políticas sociais no Brasil.
Com base nessas informações, assinale a opção correta.
As últimas décadas têm sido marcadas por intenso debate acerca das políticas sociais e de seu caráter contraditório, o que é determinante para a análise crítica sobre a relação entre o Estado e a sociedade e, em consequência, sobre as políticas sociais públicas associadas às necessidades sociais e aos direitos de cidadania. Esse caráter contraditório diz respeito