Filtrar


Questões por página:
As medidas de desempenho auxiliam o processo de avaliação das políticas públicas. A capacidade que os resultados têm de produzir mudanças duradouras e significativas é medida pela:
Na gestão contemporânea das políticas sociais, há a tendência ao uso do planejamento que, em seu corpo, absorve um sentido político, concebendo a unidade a ser gerida como uma unidade plural. Tal perspectiva está presente no planejamento:

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do Estado impedir o acesso de todos os cidadãos à educação e aos serviços de saúde. Esse direito é garantido pela Constituição Federal e ratificado por leis municipais e estaduais em todas as esferas de governo.

II. Os direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas que residem em grandes cidades. Esses direitos não são extensíveis às pessoas que residem em comunidades rurais, indígenas e nem refugiados.

Marque a alternativa CORRETA:

As instituições sociais e as políticas públicas conformam uma importante dimensão da dinâmica social na medida em que expressam historicamente como se articulam em cada época e diante de cada correlação de forças as relações entre Estado e sociedade civil, a disputa pela hegemonia e as medições entre os diversos graus e instâncias de exercício e localização do poder na sociedade. A respeito das políticas sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. Originam-se de um conjunto de respostas historicamente elaboradas pelo Estado no enfrentamento da questão social que, do ponto de vista econômico, expressam um conjunto de ações dirigidas para a manutenção, dentro de limites que não comprometam a própria lógica da acumulação crescente do capital, patamares mínimos de consumo da classe trabalhadora.
II. Resultam, portanto, de respostas sociais às disputas políticas em determinado estágio de desenvolvimento da sociedade capitalista, quando a organização da classe trabalhadora produz não apenas a entrada em cena de um sujeito social, mas de um sujeito político, que cobra o seu reconhecimento pelo Estado enquanto instância de regulação dos conflitos sociais.
III. Encerram um decisivo papel: elas integram os esforços políticos, econômicos e ideológicos de reconhecimento da classe trabalhadora como sujeito que produz a riqueza social e que dela se apropria através do conjunto de ações direcionadas aos direitos e garantias sociais.
IV. Ao mesmo tempo em que são determinadas pela contradição que movimenta a sociedade capitalista, potencializam um conjunto outro de contradições que materializam territorialmente na cidade os contornos da relação entre o Estado e a sociedade civil, um campo de diferentes lugares e possibilidades de exercício do poder, em conjunturas históricas particulares.
Está correto o que se afirma em
Embora a ocupação espacial de investimentos públicos sempre tenha integrado as estratégias de produção e reprodução da acumulação capitalista, o território passa a ser tematizado como conceito para elaboração, avaliação e monitoramento de políticas sociais em nosso país apenas recentemente. A análise crítica do território consiste na delimitação dinâmica, histórica e relacional do espaço enquanto síntese das contradições resultantes do desenvolvimento das forças produtivas. De outra parte, a territorialização das políticas públicas deve ser entendida como manifestação das formas como o Estado capitalista, nesse terreno contraditório, atua na sua