Filtrar


Questões por página:
A institucionalização da proteção social contributiva no Brasil, no formato de seguro, reconhecida como previdência social, tem quase um século de existência. Esse longo período não significa, porém, tempo de existência igualitária aos trabalhadores brasileiros, uma vez que ele é marcado por um processo de força de trabalho formal do tipo de ______ (SPOSATI,2013). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Enquanto a lógica da instituição é binária, demandando respostas objetivas em busca de aferir a verdade de fatos, o ______ se pauta na perspectiva metodológica marxiana da ______, em busca das determinações socioeconômicas e ______ que constituem a complexidade da realidade social das famílias (OLIVEIRA,2020).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na realização do seu trabalho, o servidor público deve adotar uma postura e um modo de agir desalinhados das expectativas de atendimento dos usuários dos serviços.
II. Colocar-se no lugar do usuário dos serviços para compreender suas demandas e – quando possível – procurar atender às expectativas dos cidadãos, são formas de melhorar a qualidade no atendimento em uma entidade pública.

III. Ao prestar informações a um usuário dos serviços, o servidor público deve procurar transmitir as informações de maneira imprecisa e pouco clara.


Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A universalização dos direitos sociais – a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas – é um dos princípios que rege a assistência social.
II. O respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade é um dos princípios da prática da assistência social.

Marque a alternativa CORRETA:
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. As principais mediações profissionais (que não são as únicas) são, portanto, as/os _____________________ que, apesar de historicamente revelarem sua fragilidade e pouca efetividade no equacionamento das respostas requeridas pelo nível crescente de pobreza e desigualdade social, têm sido a via por excelência para as classes subalternas terem acesso, mesmo que precários e insuficientes, aos serviços sociais públicos.