Filtrar


Questões por página:
O trabalho do Assistente Social no âmbito da seguridade social é atualmente determinado por uma nova racionalidade que organiza e estrutura as políticas sociais.

Essa “nova racionalidade” é determinada
O debate contemporâneo sobre o Serviço Social tem destacado a importância de se reconhecer um conjunto de mediações necessárias à compreensão do exercício profissional frente à diversidade dos espaços ocupacionais em que os assistentes sociais se inscrevem. Dentre essas mediações uma, em particular, tem sido abordada ora como terreno da atuação profissional, ora como integrante dos meios que integram o fazer profissional.

Assinale a alternativa que a indica.
O processo de descentralização das políticas sociais públicas e sua municipalização, exige dos assistentes sociais e dos demais profissionais o desempenho de novas atribuições e competências.

Com base nessa afirmação, pode-se afirmar:
De acordo com Behring & Boschetti (2006), os anos 90 até os dias de hoje têm sido de contra-reforma do Estado e de obstaculização e/ou redirecionamento das conquistas da Constituição de 1988 (CF/88), fruto da ideologia neoliberal implantada no Brasil, que trouxe impactos significativos para a política social, como a expansão do desemprego e da violência.

Ante essa asseveração das autoras, pode-se afirmar:
Segundo Potyara Pereira (2008), a política social está relacionada ao Estado, aos governos, as políticas e aos movimentos da sociedade. A política social possui identidade própria, referindo-se à política-ação que visa atender a necessidades sociais cuja resolução requer deliberada decisão coletiva regida por princípios de justiça social.

Através dessa afirmativa, pode-se concluir que a política