Filtrar
39 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Educação Artística
A arte na educação infantil contribui com o desenvolvimento das crianças, pois os meios artísticos tornam-se estratégia para integrar a criatividade à assimilação de novos conhecimentos, relacionando a priori:
Disciplina:
Educação Artística
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Educação Artística
Ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter claro quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Para tanto, é necessária a elaboração de um roteiro, contendo as informações sobre o artista, descrição, interpretação e exercício de aprendizagem, a fim de que, ao final do processo, os alunos possam se expressarem, formalmente, por meio de objetos bi ou tridimensionais (desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, instalações). Nesse contexto, a metodologia triangular do ensino de arte propõe os seguintes eixos:
O pensamento de Murray Schafer é caracterizado por três eixos que podem ser encontrados em sua produção, de forma explícita ou velada. São eles:
I) A relação música/movimento. II) A relação som/ambiente. III) A confluência das artes. IV) A relação da arte com o sagrado. V) A relação da arte com a natureza.
Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:
I) A relação música/movimento. II) A relação som/ambiente. III) A confluência das artes. IV) A relação da arte com o sagrado. V) A relação da arte com a natureza.
Dentre as opções apresentadas, estão CORRETAS as alternativas:
“[...] o trabalho de Murray Schafer seria mais bem classificado como educação sonora do que propriamente educação musical, termo, em certa medida, comprometido com procedimentos, escolas e métodos de ensino. O que ele propõe deveria anteceder e permear o ensino de música, por promover um despertar para o universo sonoro, por meios de ações muito simples, capazes de modificar substancialmente a relação ser humano/ambiente sonoro” (FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação.2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte,2008. p.196).
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa:
O compositor canadense Murray Schafer é representante da educação musical contemporânea, criador da expressão “paisagem sonora”, que significa: