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Em função da abordagem pedagógica, o entendimento da natureza e do valor educacional das artes visuais modifica-se. Para a Escola Nova e para Escola Progressista, a arte é entendida respectivamente como
Segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, para atender adequadamente as necessidades e disponibilidades das juventudes potiguares, o Estado do Rio Grande do Norte oferta a educação em tempo integral e parcial, em horário diurno e noturno, em diferentes modalidades. Uma delas pode ser assim descrita:
“Essa configuração educacional está contemplada em todos os níveis, etapas e modalidades, sendo complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutiva. Ela apresenta-se voltada para uma formação completa e livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças. Nessa perspectiva, a Rede de Ensino atua de forma colaborativa com professores especializados e professores dos componentes curriculares laborando em conjunto e reinventando os saberes e fazeres para realização de práticas inclusivas”.
Adaptado de https://ensinomediopotiguar.educacao.rn.gov.br
O trecho descreve a modalidade denominada
O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”. Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.

Está correto o que se afirma em:

Observou-se que esse momento do processo é muito descontraído e propicia uma interação familiar como se fosse uma brincadeira onde as crianças experimentam, aprendem e descobrem as propriedades da argila. Conhecer a sequência inteira para realizar uma determinada forma depende de uma sucessão sutil de gestos, hábitos herdados e repetidos. A escola é um local onde também é transmitido o conhecimento das tradições dos Suruí. [...] Percebemos também neste caso que há um encontro de gerações. [...] E de fato, constatamos que todos os procedimentos para a fabricação destas cerâmicas, são extremamente elaborados e dirigidos especificamente para a obtenção de um resultado de alta qualidade funcional e estética.

(In: VIDAL, Jean-Jacques Armand. A Presença da Cerâmica nos Mitos e Ritos do Povo Paiter Suruí. UNESP)


De acordo com o texto acima, o que garante a precisão técnica da cerâmica do povo Paiter Suruí é

O artista uruguaio Joaquim Torres Garcia desenvolveu, a partir do conceito de juguetes transformables, (jogos transformáveis) uma série de brinquedos de madeira, compostos por peças intercambiáveis, de modo que a criança poderia desmontá-las e voltar a montá-las como quisesse. Esse trabalho, em sua potência educativa, remete ao conteúdo: