Questões de Concurso
Filtrar
38 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Itambaracá - PR
Disciplina:
Educação Artística
A abordagem triangular (Ana Mae Barbosa) não é um trabalho sem fundamentos, antes, sobretudo de sua utilização, é necessário o método, que são em 3 etapas:
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São características do professor criativo:
I. ser aberto a novas experiências e mudanças.
II. ser ousado e curioso, proporcionando clima criativo nas aulas.
III. trabalhar com idealismo e paixão.
IV. permitir ao aluno pensar.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (BRITO,2003, p.36)
Faça a correlação entre as categorias de Delalande e suas características:
1 – Exploração.
2 – Expressão.
3 – Construção.
I- A representação define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
II- Aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
III- Desde os primeiros meses de vida a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Faça a correlação entre as categorias de Delalande e suas características:
1 – Exploração.
2 – Expressão.
3 – Construção.
I- A representação define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
II- Aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
III- Desde os primeiros meses de vida a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
O Drama como método de ensino é uma abordagem teatral de criação coletiva que constitui um “processo contínuo de exploração de formas e conteúdos relacionados com um determinado foco de investigação. […] Como processo, o drama articula uma série de episódios, os quais são construídos e definidos com base em convenções teatrais criadas para possibilitar seu sequenciamento e aprofundamento.” (CABRAL,2006, p.12)
O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
Está(ão) CORRETO(S):
O Drama como método de ensino pode ser pensado como um grande faz-de-conta, que possui características e regras inventadas pelos seus participantes. Leia as assertivas sobre os elementos do Drama como método de ensino:
I- O drama apesar de ser uma atividade coletiva, não é indicado para o trabalho com crianças, por tratar com temas realistas e duros e ter um trabalho intenso com o corpo dos participantes, muitas vezes levando à exaustão física e mental.
II- O drama possui algumas características próprias como contexto e circunstância de ficção, processo em desenvolvimento através de episódios, um pré-texto que dá início e contexto e a mediação de um professor personagem.
III- Algumas características do drama são a reflexão introspectiva, possibilitando que a consciência reflita sobre si; a ação, quando o indivíduo atua efetivamente, transformando o presente; e a reflexão, que lhe permite analisar os fatos e circunstâncias.
IV- O drama constitui uma tarefa coletiva e possui um mediador, que é chamado de professor-personagem. Todos fazem parte da dinâmica e da criação coletiva, cada um exercendo seu papel dentro daquele universo.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Educação Artística
“A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.” (PCN de Arte,1998, p.36 e 37)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles: