Filtrar


Questões por página:
Os arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Como resultado, desenvolveu-se aulas de arte algo como uma colagem desconexa e irrefletidas de atividades, baseada em uma oscilação, sem planejamento, entre o desenvolver habilidade e o _____________.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
Uma mudança radical deslocou o foco de atenção do modelo da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição e a ludicidade.

Em relação à proposta de progressão das aprendizagens em Arte no Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Ambientes propícios estimulam o engajamento dos estudantes em processos criativos, seja em projetos artísticos individuais, coletivos ou colaborativos.

( ) As manifestações artísticas na contemporaneidade podem ser abordadas pelos estudantes, de modo a estabelecer relações entre arte, mídia, política, mercado e consumo.

( ) O entrelaçamento de culturas e saberes possibilita o acesso e a interação dos educandos com as várias manifestações culturais, populares e eruditas, locais e globais.


As afirmativas são, respectivamente,

Leia a habilidade a seguir da unidade temática “Artes Visuais”, para o bloco 6º ao 9º ano:

Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais de artes visuais.


Assinale a opção que indica o objeto de conhecimento correspondente a essa habilidade.

Para que seus alunos conhecessem melhor o Marabaixo, o docente de artes convidou Danniela Ramos, bisneta do Mestre Julião Ramos (precursor do Marabaixo no Amapá e líder negro no bairro do Laguinho), para uma oficina sobre o processo de composição poética de “ladrões”: canções compostas ao som das caixas de Marabaixo, que se apropriam de versos de outras canções e de acontecimentos do cotidiano, sendo executadas como “repentes” improvisados. A turma observou o canto e a dança, pôde entrevistar Danniela sobre sua trajetória e experimentou compor ladrões sobre suas experiências de vida.


As afirmativas a seguir identificam objetivos pertinentes à atividade proposta, à exceção de uma. Assinale-a.