Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando o caso e a discussão levantada por Libâneo (2013) a respeito da avaliação escolar, a atitude do professor está
É notória na reflexão de Vygotsky a articulação entre pensamento e linguagem. A partir da leitura de Fontana (1996), a afirmação a seguir que expressa corretamente essa conexão é:
Ao propor sua teoria do desenvolvimento do juízo moral das crianças, Piaget se volta para o estudo do jogo coletivo de regras, como a amarelinha e a bola de gude. De acordo com La Taille (1992), “Para Piaget, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana”, porque
Vygotsky (apud FREITAS,1995 p.93) desenvolveu estudos sobre Pensamento e Linguagem em ouvintes entre os anos de 1929 e 1934, que apresentam a relação entre o pensamento e a linguagem. Conforme o autor, “pode-se estabelecer no desenvolvimento da fala da criança uma linguagem pré-intelectual e no desenvolvimento, um pensamento pré-linguístico”. Para ele, a partir dos dois anos, a linguagem pré-intelectual e o pensamento pré-linguístico se juntam e surge nova organização linguístico-cognitiva. Em relação ao desenvolvimento da criança surda, quando há percepção de que cada coisa tem seu nome e a tentativa de aprender os signos, é correto afirmar que:

Sturzenegger (2017) ao descrever o papel da Educação à Distância, cita Paulo Freire: “Freire entendia a tecnologia como uma das “grandes expressões da criatividade humana” e como “a expressão natural do processo criador, em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo” (Freire,1968a, p.98). A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos” (Freire, 1968a, p.98) e é elemento para a afirmação de uma sociedade (Freire,1993a). Freire ainda destaca que “o avanço da ciência e da tecnologia não é tarefa de demônios, mas sim a expressão da criatividade humana” (Freire, 1984, p.6), reiterando o que já havia afirmado no livro Ação cultural para a liberdade e outros escritos (1968a).” (STURZENEGGER,2017, p.75).

Analise as afirmativas abaixo, a partir do trecho acima apresentado:


I. É necessário haver interatividade e participação entre professores e alunos para a criação de vínculos no intuito de formar estudantes autônomos.

II. O ensino à distância, por ser visto como instrumento de democratização da educação, pode promover uma sociedade mais justa.

III. A interação, aos moldes de Paulo Freire, não supõe uma relação dialógica entre professor/aluno.


Assinale a alternativa correta: