Filtrar


Questões por página:
Depois de analisar o fragmento de texto abaixo, assinale a alternativa na qual figura o estágio de desenvolvimento intelectual em que se encontra a criança ali descrita, em conformidade com a teoria psicogenética do estudioso suíço Jean Piaget (1896- 1980)
Luzia é uma criança de cinco anos de idade que apresenta as seguintes características psicológicas: animismo (tendência de dar vida a seres não vivos), antropomorfismo (tendência de atribuir formas humanas a seres não humanos) e artificialismo (tendência de acreditar que todas as coisas foram construídas pelo ser humano ou para o ser humano por alguma entidade divina). (Adaptado de César COLL et al. Desenvolvimento psicológico e educação.2.ed. Porto Alegre: Artmed,2007, vol.1, p.29)
Para Nadia BOSSA (A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática.5.ed. Rio de Janeiro: Wak Editora,2019), um dos autores que mais contribui para a difusão da psicopedagogia no Brasil foi o professor argentino Jorge Visca, criador da Epistemologia Convergente, linha teórica que propõe um trabalho com a aprendizagem a partir da integração de três linhas da psicologia, a saber:
1. A escola psicogenética (Piaget).2. A escola psicanalítica (Freud).3. A escola psicossocial (Rivière).4. A escola gestaltiana (Wertheimer).5. A escola behaviorista (Skinner).
Assinale:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As atuais estruturas da sociedade exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades, a fim de que os alunos possam fundamentalmente desassimilar e ignorar a realidade do contexto social comprometido com as constantes mudanças.

II. A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas exclusivamente por profissionais habilitados em cursos de licenciatura e com especialização em áreas científicas.

III. Vygotsky afirmava que a prática educativa possibilita e permite à criança aprendiz envolver-se nas atividades de forma independente apenas quando não dispunha da ajuda de outros indivíduos.

Marque a alternativa CORRETA:
Uma ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a ideia de
Na perspectiva da teoria walloniana, o desenvolvimento humano ocorre por meio de estágios que expressam características da espécie e cujo conteúdo é determinado histórica e culturalmente, sendo assim distribuída: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; puberdade e adolescência. No estágio categorial, o sujeito