Filtrar


Questões por página:

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue o item a seguir.

Os estudos de Lev Vigotski acerca do pensamento e da linguagem humana corroboram teses anteriores sobre a importância da imutabilidade do significado das palavras para o desenvolvimento do pensamento na criança.

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:
A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como
Um projeto pedagógico, na perspectiva de Freire, deve tomar o “homem como um ser de relações, temporalizado e situado”. Isso significa que o projeto pedagógico deve