Filtrar


Questões por página:
Com relação ao modelo de Educação Problematizadora proposta por Paulo Freire, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O processo de ensino-aprendizagem inicia-se com a observação da realidade.
( ) Os conhecimentos científicos auxiliam na compreensão dos problemas encontrados.
( ) O planejamento das ações englobam apenas os aspectos teóricos dos problemas encontrados.

As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.

1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx

( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Trata-se de um conceito formulado originalmente por Lev Vygotsky, na década de 1920, e serve para explicar como a aprendizagem da criança se desenvolve com a ajuda dos outros. Com esse conceito, indica-se a distância entre o nível de performance atual, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de performance potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.


O texto refere-se ao conceito de

Vygotsky, um autor que merece destaque pela construção de uma nova compreensão dos processos de aprendizagem, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica.


A ZDP é fundamentalmente descrita como

Para a teoria Piagetiana, quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento que esteja dentro de seu nível de desenvolvimento, ocorre um desequilíbrio e surge a necessidade de se adaptar ao novo, para que a pessoa possa voltar ao equilíbrio. Em consequência desses processos, o sujeito pode adaptar-se ao meio ou com crescimento dos esquemas que ele já possui ou com novos esquemas e, assim, dominar cognitivamente o novo conhecimento.

sobre essa teoria, o erro pode ser compreendido como