Questões de Concurso
Filtrar
707 Questões de concurso encontradas
Página 110 de 142
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social."
Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
Disciplina:
Pedagogia
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico".
Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky em seus estudos percebeu que existe uma distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência. O que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante, ela certamente conseguirá fazer sozinha.
Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:
Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.
Concurso:
Prefeitura de Cândido de Abreu
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Perrenoud, existe um modelo alternativo à organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na lógica da aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome de: